Soluções inteligentes de transportes com João Sena

Conversei com João Sena da Sena Equipamentos representante BUSA Equipamentos Rodoviários em um papo que falamos sobre Soluções inteligentes de transportes. Convidados: https://www.instagram.com/joaosenajr/ https://www.instagram.com/busaindustria/ Parceiros:

A agricultura fortalece o desenvolvimento do Estado do Pará

Um recurso que tem fortalecido a economia gradativamente do nosso estado, são as produções agrícolas que através do homem do campo tem sido fundamental para o crescimento econômico do Pará. Os serviços partem desde as lavouras até os produtos que chegam à mesa da dona de casa.

A extensão de plantios no estado é de aproximadamente um milhão de hectares, a região entre Abel Figueiredo a Paragominas possui pouco mais de 500 mil hectares, além de outras regiões, como Santarém até Itaituba, a região Sul do Estado, a BR-163 e nas proximidades da Terra do Cachimbo, segundo os dados levantados pela Associação dos Sojeiros do Estado do Pará (Aprosoja). Para o presidente da associação, Vanderlei Ataídes, as produções realizadas no campo, tem fortalecido a economia local de cada município, com a movimentação de recursos. “As áreas de produção têm sido fundamentais para as gerações de empregos, pois para cada 100 hectares de área plantada é necessário a presença de um funcionário físico na propriedade com carteira assinada.

Os impactos econômicos segundo o presidente da associação, acontecem desde os serviços que são realizados pelo pequeno produtor nas lavouras até os grandes plantios de soja, fortalecendo o crescimento das cidades. “Costumo falar que a onde chega a soja, seja a lavoura a locomotiva do desenvolvimento chega atrás, e aqui no Pará não poderia ser diferente de outros estados, percebemos que cidades como Dom Eliseu, Paragominas e Rondon do Pará estão em processo de desenvolvimento frequente”, comenta.

Neste ano de 2022 os trabalhos no campo foram redobrados os produtores que contavam com a safra, tiveram a safrinha, conhecida como a segunda safra, porém em menor quantidade, de alguns produtos. Motivo disso, aconteceu devido o prolongamento das chuvas na região, que trouxe para o homem do campo apostas em novos produtos. “Estamos contando com a safra do gergelim que tem se destacado de dois anos para cá, ano passado já teve um plantio maior no estado e esse ano a expectativa é ser bem melhor. Então tá aí o gergelim disputando a safrinha, com sorgo, milho. A partir disso observamos como os produtores paraenses possuem mais opções de safrinha”, explica.

A expansão e os investimentos nos plantios têm favorecido o crescimento das cidades e a tecnologia nos campos, Vanderlei afirma que outros produtos também estão ganhando o mercado, como Feijão Mungo que não é conhecido no País. “Contamos com o feijão branco, que já é da nossa região. Mais é a safrinha do gergelim que está na bola da vez e vem trazendo bons resultados para os produtores da região”, explica o presidente, acrescentando que construções são sendo feitas para atender as demandas dos produtores, evitando deslocamentos para outros estados, para a realização do beneficiamento. “Paragominas está com duas grandes obras voltadas para o produtor rural, são projetos que vem de encontro e que reduz custos e fortalece a economia da nossa região e estado”.

Por Jussara Alves – Ruralbook

Foi útil a notícia? Seja o primeiro a comentar.
Like
Like Love Haha Wow Sad Angry
O URL curto deste artigo é: https://ruralbook.com.br/rb3inDw

Mais Agronotícias