Acupuntura Veterinária Em Equinos

A acupuntura veterinária provém da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) sendo uma das várias terapias complementares oriundas da Medicina Oriental. Com a domesticação dos animais (12.000 a.C. 2.000 a.C.), em especial os equinos, que eram usados para a agricultura e fins de guerra, a acupuntura se expandiu para outras partes do mundo. (Schoen, 2006). Com os crescentes estudos através de técnicas menos invasivas, a acupuntura ganha cada vez mais adeptos e conquista seu espaço na medicina veterinária.

A acupuntura tem por objetivo estimular pontos específicos no organismo, os acupontos, e dessa maneira geram um estímulo para obter um efeito, um resultado fisiológico desejado.Os orifícios na pele comunicam-se com órgãos através de um meridiano principal (Jing) e seus colaterais (Luo), que se localizam principalmente próximos a terminações nervosas, entre músculos, tendões ou ossos.(Shoen, 2006)

Através do estímulo do acuponto, fibras nervosas que estão dentro de nervos periféricos são ativadas. Eles fazem sinapse com a medula espinhal e ativam por consequência determinadas regiões do SNC (medula espinhal, tronco cerebral e hipotálamo-hipófise), eu resultam na liberação de neurotransmissores que bloqueiam as mensagens de dor. (Schoen, 2006) Essa estimulação pode ser feita através da moxabustão (aquecimento indireto através de uma bastão da erva Artemisia), eletroacupuntura (uso de corrente elétrica nas agulhas inseridas), acupuntura com agulhas, dentre outras técnicas. (Luna, 2007)

Figura 1. Acupuntura com agulhas em equino. Fonte: Google

Em cavalos atletas, os sistemas cardiovascular, respiratório, nervoso e musculoesquelético são requeridos com maior intensidade e lesões do sistema locomotor são bem frequentes. Muitas vezes, a acupuntura é indicada na prevenção e tratamento destas. Ela melhora a circulação, estimula os sistemas de defesa do organismo, ativa a liberação de neurotransmissores, alivia espasmos musculares, dentre outras situações no organismo que podem vir a auxiliar o rendimento do animal em sua atividade e melhorar a qualidade de vida.

Ela também reduz os efeitos colaterais de medicamentos de uso convencional da medicina ocidental, condição que pode ser benéfica após longos tratamentos de doenças crônicas. Proporciona a redução do estresse, dores, possíveis erros de manejo e dessa forma contribui para aumentar o desempenho do animal.

Figura 2. Acupontos em cavalo (vista lateral). Ilustração: Peggy Fleming, 1994.

O constante desenvolvimento devido aos estudos contínuos levou a uma expansão das práticas milenares que proporcionaram à acupuntura se tornar uma especialidade com grande área de atuação no cotidiano. Em cavalos atletas, a acupuntura pode se tornar uma ferramenta útil no sentido de tratar lesões principalmente do sistema locomotor e assim proporcionar um desempenho mais eficiente aliado ao bem estar animal, tão importante para qualidade de vida e resultados esperados.

Texto por Carolina Rogerio Panossian, 7º semestre de Medicina Veterinária – Universidade Anhembi Morumbi/SP

Referências bibliográficas:

SCHOEN, A. Acupuntura Veterinária: da arte antiga à medicina moderna. 2. ed. São Paulo: Roca. Caps. 1, 2, 30,36., 2006

BRAGA, N.S. e SILVA, A.R.C. Acupuntura como opção para analgesia em veterinária. PUBVET, Londrina, V. 6, N. 28, Ed. 215, Art. 1435, 2012.

SCOGNAMILLO-SZABÓL, R. M. V.; BECHARALL, H., G. Acupuntura: histórico, bases teóricas e sua aplicação em Medicina Veterinária. Ciência Rural, Santa Maria, v.4, nº2, p.491-500. Fev, 2010.

ANGELI, A. L; JOAQUIM, F. G. J.; LUNA, L. P. S. Acupuntura aplicada à medicina esportiva equina. Rev. Acad., Curitiba, v. 5, n. 3, p. 325-333, jul./set. 2007

https://cavalus.com.br/saude-animal/acupuntura-e-medicina-esportiva-equina

https://periodicos.ufersa.edu.br/index.php/acta/article/viewFile/2363/5024

https://www.vetsmart.com.br/be/2017/09/29/voce-conhece-os-beneficios-da-acupuntura-na-rotina-dos-cavalos/

Fonte: Informativo Equestre

Foi útil a notícia? Seja o primeiro a comentar.
Like
Like Love Haha Wow Sad Angry
O URL curto deste artigo é: https://wp.me/p49eYW-4Qs

ruralbook

Rodrigo Fraoli - CEO Ruralbook / Designer / Especialista em MKT Digital para o Agronegócio. * Saiba mais em #mktparaoagro - RURALBOOK *

Você pode gostar...