Boi com carrapato? Saiba como controlar esse bicho

Confira as recomendações do médico veterinário Daniel Rodrigues, gerente técnico da área de ruminantes da MSD Saúde Animal.
Boi com carrapato? Saiba como controlar esse bicho 

O problema é o carrapato do boi? O quadro Giro do Boi Responde desta sexta-feira, 29, trouxe algumas dicas preciosas para controlar esse bicho.

A dúvida veio do telespectador e pecuarista Dalton Matoso. Quem trouxe as recomendações de controle foi o médico veterinário Daniel Rodrigues, gerente técnico da área de ruminantes da MSD Saúde Animal.

O carrapato é um parasito vetor da doença chamada de Tristeza Parasitária Bovina.

“A doença também é conhecida como amarelão ou boca branca. Ela é causada por dois fatores muito importantes: um protozoário que pode ser Babesia bigemina e Babesia bovis, ou uma bactéria Anaplasma marginale”, diz Rodrigues.

Os sintomas e formas de tratamento da doença do carrapato

Entre os sintomas estão o aspecto de amarelão nos animais, boca branca e o enfraquecimento. O bovino para de comer e também tem a presença da febre.

Os tratamentos são diferentes. Quando a doença for causada por protozoário, o tratamento é um, e se por por bactéria, a forma de controle é outra.

“É muito importante ter um acompanhamento de um médico veterinário para ele te orientar qual o medicamento correto para ambos os tratamentos”, diz Rodrigues.

Controle dos parasitos na fazenda

Outro ponto importante é o controle do carrapato e da mosca do chifre. Os dois são importantes vetores de doenças para os bovinos.

Além disso, outra recomendação é o uso de agulhas sempre muito bem esterilizadas. Uma agulha contaminada com o sangue de um animal doente pode passar a doença para todo o rebanho.

Por: Giro do Boi

Foi útil a notícia? Seja o primeiro a comentar.
Like
Like Love Haha Wow Sad Angry
O URL curto deste artigo é: https://ruralbook.com.br/rbiSYvB

Mais Agronotícias