Cooperativas do Sicredi realizam mais de 120 ações e beneficiam 570 mil pessoas

Dia de Cooperar

Nas regiões Centro-Oeste e Norte, as cooperativas aplicaram mais de R$ 2 milhões em iniciativas para o combate e prevenção ao novo coronavírus (Covid-19)

O interesse pela comunidade é um dos sete princípios do cooperativismo. E no último dia 04, as cooperativas de todo o país, entre elas as do Sicredi, comemoraram o dia de um dos maiores programas de voluntariado do Brasil, chamado de Dia de Cooperar (Dia C), celebrado sempre no primeiro sábado de julho. Promovida pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), a data é uma comemoração ao Dia Internacional do Cooperativismo, com atividades realizadas por voluntários nas áreas de saúde, lazer, educação e meio ambiente para transformar realidades.

Desde o ano passado, o conceito do programa mudou e, em vez de as ações se concentrarem em uma única data, passaram a ser realizadas ao longo do ano. Na área de atuação da Central Sicredi Centro Norte, que abrange os estados de Mato Grosso, Pará, Rondônia e Acre, as cooperativas já realizaram várias ações no 1° semestre deste ano, a maior parte delas voltada à prevenção e combate ao novo coronavírus (Covid-19). As nove cooperativas destinaram, juntas, mais de R$ 2 milhões em recursos para realização de cerca de 120 ações para minimizar os impactos da doença.

Na lista de iniciativas contra a doença, num movimento nacional do Sicredi, estão ações e doações (realizadas a partir de março) como aquisição de respiradores para hospitais, aquisição de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e outros aparelhos hospitalares; compra de cestas básicas para doação; além de doações em dinheiro para ações de prevenção. Foram mobilizados aproximadamente 3,2 mil voluntários, com iniciativas que beneficiaram mais de 570 mil pessoas direta e indiretamente.

Consultorias e encontros de Educação Financeira também compõem o quadro de ações que beneficiam a comunidade. O assessor de investimento, Dionatha Axel fez uma live no dia C, com transmissão pelas redes sociais da Cooperativa, com o tema: “A pandemia afetou o meu bolso, e agora?”, onde conseguiu de forma clara e lúdica, passar dicas de como se comportar com o dinheiro, mesmo em tempos de crise.

De acordo com o presidente da Cooperativa, essas ações estão dentro da missão do Cooperativismo, fazer o bem a comunidade. “Com essas atitudes e com a participação voluntária dos nossos colaboradores, estamos construindo uma sociedade mais próspera. Assim, podemos melhorar a qualidade de vida das pessoas e contribuir para uma vida financeira mais sustentável”, afirma o presidente da Sicredi Sudoeste MT/PA, Antonio Geraldo Wrobel.

Na região, um total de 66 municípios foram beneficiados pelas ações, sendo 55 em Mato Grosso, 8 em Rondônia, 2 no Acre e 1 no Pará. As cooperativas da Central Sicredi Centro Norte também apoiam o Fundo Um Por Todos e Todos Contra a Covid-19, da Fundação André e Lucia Maggi. A campanha online tem objetivo de ajudar famílias em situação de vulnerabilidade social, especialmente em Mato Grosso, Amazonas e Rondônia.

As ações de arrecadação de alimento ainda continuam, os interessados em ajudar, podem deixar a contribuição em uma das agências Sicredi da Cooperativa, ou entrar em contato com o gerente a partir do número de WhatsApp corporativo (51)3358-4770.

Dia de Cooperar

As iniciativas do Dia C estão alinhadas aos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU). O Dia C nasceu em 2009, em Minas Gerais, e logo ganhou a adesão de cooperativas de todo o território nacional. Segundo a OCB/MT, as cooperativas de Mato Grosso fazem parte desse movimento desde 2013 e este ano, apesar da pandemia do Covid-19, realizam ações que fazem a diferença na vida das pessoas.

No ano passado, o Sicredi em MT, PA, RO e AC promoveu 102 ações nas áreas de cultura, educação, esporte e lazer, integração, responsabilidade social, bem-estar e saúde, impactando um total de 107.053 pessoas.

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 4,5 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 22 estados* e no Distrito Federal, com mais de 1.800 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros (www.sicredi.com.br).

*Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

Facebook | Twitter | LinkedIn | YouTube |Instagram

O Sicredi Centro Norte, que abrange os estados de Mato Grosso, Rondônia, Pará e Acre, tem mais de 500 mil associados, com 181 agências em 143 municípios.

Mábia Cristine

Assessora de Comunicação e Marketing
Comunicação e Marketing

Foi útil a notícia? Seja o primeiro a comentar.
Like
Like Love Haha Wow Sad Angry
1
O URL curto deste artigo é: https://wp.me/p49eYW-69A

Você pode gostar...