Emater entrega viveiro de mudas para Projetos de Assentamento em Marabá – Agência Pará

FOTO: ASCOM EMATER DATA: 22.08.2016 MARABÁ - PARÁ

FOTO: ASCOM EMATER
DATA: 22.08.2016
MARABÁ – PARÁ

O diretor técnico Rosival Possidônio do Nascimento, da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado Pará (Emater), entregou, na última semana, um viveiro de mudas com capacidade para produzir 48 mil unidades, no município de Marabá, no sudeste do estado. A iniciativa no Projeto de Assentamento (PA) Escada Alta é uma das etapas do Projeto de Implantação de Sistemas Agroflorestais (SAF’s) em execução por meio de Fomento Agroflorestal (PRÓ-SAF), fruto da parceria entre a Emater e o Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-bio).

O Projeto de Implantação de Saf’s visa atender 18 hectares distribuídos em três Projetos de Assentamentos em Marabá: Escada Alta, 26 de Março e Lajedo II. A ação irá contribuir para a produção de frutas e espécies florestais, fortalecer a agricultura familiar e gerar emprego e renda no campo, em consonância com os objetivos propostos pelo Projeto Pró-Açaí.

Os três Saf’s implantados utilizam a mesma metodologia: formação inicial de grupos de interesse com seis participantes de cada comunidade, com dezoito beneficiários diretos. A previsão de recuperação é de 1 (um) hectare de área degradada por família. Serão utilizadas espécies frutíferas e florestais de reconhecido valor econômico e cultural na região, como açaí, cupuaçu, banana, castanha-do-pará e mogno. Ainda serão trabalhadas culturas anuais tradicionalmente cultivadas na agricultura familiar, como mandioca e milho.

A execução do projeto conta com a parceria da Prefeitura Municipal por meio da Secretaria Municipal de Agricultura (Seagri) na gradação da área, transporte de equipamentos, sementes, adubos e fornecimento de mudas. A próxima etapa é a produção de mudas de forma coletiva no viveiro que está em fase de implantação.

Por Edna Moura

Fonte: Agência Pará

Foi útil a notícia? Seja o primeiro a comentar.
Like
Like Love Haha Wow Sad Angry
O URL curto deste artigo é: https://wp.me/p49eYW-2y0

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Validar Operação * O limite de tempo está esgotado. Por favor, recarregue o CAPTCHA.