Soluções inteligentes de transportes com João Sena

Conversei com João Sena da Sena Equipamentos representante BUSA Equipamentos Rodoviários em um papo que falamos sobre Soluções inteligentes de transportes. Convidados: https://www.instagram.com/joaosenajr/ https://www.instagram.com/busaindustria/ Parceiros:

Guzerá: conheça mais sobre essa raça zebuína

A raça de bovinos vinda da Índia considerado de dupla aptidão.
Guzerá: conheça mais sobre essa raça zebuína

Guzerá é um raça de boi zebuína, de origem do estado de Gujarat, no centro da Costa Oriental da Índia.

É um animal pesado, de grande porte, chifres longos, considerado um boi de dupla aptidão, ótimo para a produção de carne e leite. No Brasil, Guzerá e Kankrej são considerados como da mesma raça.

A raça Guzerá, foi a primeira raça zebuína a ser trazida para o Brasil da Índia em 1870, pelo Barão de Duas Barras. Sendo a única raça a sobreviver em período de seca na região Nordeste nas décadas de 70 e 80.

Genética Zebuína

Touros Guzerá em área de pastagem.
Touros Guzerá mocho em área de pastagem.

Uma raça completa, robusta que garante excelência em cruzamento genético no mundo inteiro, qualquer cruzamento com o Guzerá, tem resultado positivo. Sua linhagem pode ser para produção de leite, mas a maioria dos criadores são de gado de corte.

No tradicional teste de Rendimento de Carcaça e Conversão Alimentar realizados pela ABCZ, o Guzerá já ficou na primeira posição em ambas características avaliadas, e é uma das raças mais premiadas na Expozebu de todos os anos, segundo a Associação dos Criadores de Guzerá Guzolando (ACGB), que este ano completa 66 anos.

Por: Giro Boi

Foi útil a notícia? Seja o primeiro a comentar.
Like
Like Love Haha Wow Sad Angry
O URL curto deste artigo é: https://ruralbook.com.br/rbVSIfy

Mais Agronotícias