Pivô de irrigação acionado por energia solar é lançado no Brasil

Equipamento, que permite irrigar em áreas sem acesso à rede elétrica, estará no mercado nas próximas semanas.

irrigação pivô (Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

Um pivô acionado exclusivamente por energia solar foi lançado no Brasil pela Solbras e Valley. O equipamento, que possibilita o uso da irrigação em áreas sem acesso à rede elétrica, estará disponível no mercado nas próximas semanas.

Foram mais de seis meses de pesquisa e desenvolvimento até que, na última semana, foram finalizados e aprovados todos os testes do projeto.

“A potência envolvida no acionamento dos pivôs é alta, e a fonte solar é intermitente, o que poderia tornar o funcionamento do pivô um pouco instável. No entanto, o dimensionamento correto do sistema fez com que o pivô entregasse todos os parâmetros exigidos para a irrigação”, afirma Fábio Mucin, diretor de operações da Solbras.

O piloto foi implementado em Minas Gerais, onde foi instalada uma usina fotovoltaica exclusivamente para o teste. Após mais de um mês em funcionamento com resultados satisfatórios, o projeto foi comissionado, e a solução será disponibilizada ao mercado.

O produto deve ser utilizado em locais onde a logística de diesel é difícil e cara, já que a conjugação com outras fontes de energia alternativas pode ser uma boa opção para permitir a constância da irrigação, principalmente em dias nublados.

“Este produto entrega valor ao produtor rural, que tem mais uma opção para melhorar a eficiência e produtividade de sua propriedade. Com essa novidade, estamos garantindo que a irrigação de precisão, com energia limpa e barata, esteja disponível para todas as áreas, mesmo aquelas mais remotas”, afirma o diretor de desenvolvimento de rede e marketing da Valmont no Brasil, Jonas Proença.

Por: Globo Rural

Foi útil a notícia? Seja o primeiro a comentar.
Like
Like Love Haha Wow Sad Angry
O URL curto deste artigo é: https://wp.me/p49eYW-69w

Você pode gostar...