Plantio de soja atinge 0,7% da área da safra 2020/21 no Brasil

O plantio de soja atingiu 0,7% da área prevista para a safra 2020/21 do Brasil até quinta-feira 24, aponta levantamento da consultoria AgRural. O número é inferior aos 0,9% de igual período do ano passado e fica abaixo dos 2,7% da média de cinco anos.

Foto: Breno Lobato/Embrapa

Segundo a consultoria, Mato Grosso puxa o ritmo de semeadura, seguido por Paraná, Santa Catarina e São Paulo, mas todos estão atrás da média de cinco anos por causa do início de primavera muito seco e quente. Também já foram plantadas áreas pontuais em Mato Grosso do Sul e Minas Gerais.

Apesar dos primeiros registros de chuva em pontos do Centro-Sul do País, os volumes ainda não foram suficientes para normalizar a umidade do solo na maioria das áreas, conforme a AgRural. “Como os mapas de previsão seguem mostrando volumes muito baixos e de distribuição irregular nas próximas duas semanas, a maioria dos produtores tem preferido não arriscar o plantio no pó.”

A AgRural prevê produção potencial de 131,3 milhões de toneladas de soja no Brasil, ante 125 milhões na safra 2019/20.

Já o plantio da primeira safra de milho 2020/21 alcançou, até quinta-feira 24, 26% da área projetada para o Centro-Sul, abaixo dos 28% de igual período do ano passado e da média de cinco anos. Segundo a AgRural, também em virtude da falta de umidade, os trabalhos de campo perderam ritmo.

Por: Agro em dia.

Foi útil a notícia? Seja o primeiro a comentar.
Like
Like Love Haha Wow Sad Angry
O URL curto deste artigo é: https://wp.me/p49eYW-6ot

Você pode gostar...