Processamento de palmito pupunha atrai produtores do Vale do Ribeira – Embrapa


Mais de 60 produtores da região de Registro, no Vale do Ribeira, Sul do Estado de São Paulo, participaram do workshop organizado pelo SEBRAE, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. O referido evento foi realizado nas dependências da APTA, Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, no qual o pesquisador Antonio Gomes foi o centro das atenções, no dia 11/7. Vários participantes já haviam realizado o treinamento na Planta 5 e deram seu depoimento sobre a seriedade do trabalho da equipe da Pós-colheita da Embrapa Agroindústria de Alimentos e a efetividade das tecnologias de processamento mínimo de pupunha.

article (23)Antonio explanou sobre as diversas etapas do processamento mínimo, falou sobre os diferentes tipos de produtos obtidos a partir do processamento de palmito, tais como: picado e o coração e sobre a obtenção de produtos como o espaguete e a lasanha de pupunha. Realizou uma parte prática mostrando a importância do revestimento para o palmito, com a presença dos produtores. Além disso, Antonio sugeriu que eles se organizassem para elaborar um projeto de construção de uma unidade de beneficiamento de pequeno porte para o processamento mínimo da pupunha produzida na região, com a diluição do custo operacional pela coletividade e possível financiamento por entidades de fomento que seriam levantadas pelo Sebrae.

Também ouviu e gostou do que eles falaram sobre produção como goiaba e banana, duas culturas muito presentes na região, com as quais os pesquisadores da Pós-colheita já trabalharam e para as quais dispõem de conhecimentos e tecnologias.  “Gosto de ouvir os produtores, a gente aprende muito com o trabalho deles e suas dificuldades. É importante a gente aprender com eles”, observa.

Desde que a equipe da Pós-colheita iniciou o trabalho com palmito pupunha, em uma prestação de serviço para cliente da Costa Verde, as tecnologias de processamento mínimo, revestimento comestível e embalagens têm atraído o interesse de produtores de diversas regiões do Brasil.

 

João Eugênio Diaz Rocha (MTb 19276 RJ)
Embrapa Agroindústria de Alimentos

Fonte: Embrapa

Foi útil a notícia? Seja o primeiro a comentar.
Like
Like Love Haha Wow Sad Angry
O URL curto deste artigo é: https://wp.me/p49eYW-2rp

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Validar Operação * O limite de tempo está esgotado. Por favor, recarregue o CAPTCHA.