‘Regularização fundiária ajudará a acabar com queimadas na Amazônia’

De acordo com o comentarista Miguel Daoud, muitos produtores presentes no bioma recorrem ao fogo para limpar áreas por falta de recursos.

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, afirmou que está sendo formada uma força-tarefa para acelerar a regularização fundiária no bioma Amazônia. De acordo com o comentarista Miguel Daoud, a solução para os problemas com desmatamento e queimadas começa aí.

Segundo Daoud, muitas queimadas são feitas por falta de crédito para investir em tecnologia e de extensão rural para orientar os produtores. “Se ele compra um trator para fazer o remanejamento da terra, não vai precisar queimar. Os pecuaristas, para matar os carrapatos, queimam o pasto. Se tivessem recursos, eles usariam outras técnicas”, afirma.

O comentarista diz ter conversado com Evarista de Miranda, pesquisador e chefe-geral da Embrapa Territorial, que concordou que a regularização fundiária também dará condições de entender o que realmente é desmatamento ilegal, o que possibilitaria prender os criminosos. “Temos que parar de hipocrisia, de dizer que a regularização dá vantagens a grileiros, e resolver esse assunto”, finaliza.

Fonte: Canal Rural

Foi útil a notícia? Seja o primeiro a comentar.
Like
Like Love Haha Wow Sad Angry
O URL curto deste artigo é: https://wp.me/p49eYW-6cb

Você pode gostar...