StoneX estima avanço de 5,0% das entregas de fertilizantes em 2020

Ritmo de comercialização e oferta doméstica são fatores de destaque para perspectiva de consumo recorde de adubos

A StoneX em dezembro revisou para 38,05 milhões de toneladas sua estimativa para as entregas de fertilizantes em 2020, equivalente a um avanço de 5,0% no comparativo anual. Anteriormente projetadas em 37,32 milhões de toneladas (+3,0%), a revisão do volume para o ano corrente segue forte aquecimento das importações de adubos em outubro, e indicação de contínua internalização em novembro, desviando da tendência para o quarto trimestre do ano.

As internalizações do complexo NPK já totalizam cerca de 25,15 milhões de toneladas (jan-out), montante 12,7% à frente do registrado no mesmo período de 2019. “O ritmo de importações decorre de forte negociação na ponta do consumidor final, movimento observado desde dezembro do ano passado e refletido no indicador de comercialização de fertilizantes”, explica a analista de inteligência de mercado da StoneX, Gabriela Fontanari.

Segundo análise do grupo, o maior otimismo dentre os produtores de grãos, alavancado pelo fortalecimento das cotações, e mercado doméstico confortavelmente abastecido pelas expressivas internalizações ao longo dos últimos meses corroboram para estimativa de novo recorde de consumo em 2020, e avanço anual mais acentuado frente safras anteriores. Ademais, há sinalizações de que as fortes importações e ritmo de comercialização perdure nos próximos meses.

Fonte: StoneX
Foi útil a notícia? Seja o primeiro a comentar.
Like
Like Love Haha Wow Sad Angry
O URL curto deste artigo é: https://wp.me/p49eYW-6vo

Você pode gostar...