Tocantins contorna pandemia e lança feira Agrotecnológica em formato 100% digital

A pandemia do novo Coronavírus não se tornou um impeditivo para a realização de mais uma edição da Feira Agrotecnológica do Tocantins (Agrotins 2020), que neste ano será realizada em formato 100% digital, algo inédito no Brasil.

Sendo o maior evento do ramo na região Norte do país, a Agrotins tem como tema este ano o “Cerrado Sustentável” e será realizada nos dias 27, 28 e 29 de maio com programação ao vivo e aberta para toda a comunidade por meio do site: https://www.agrotins.to.gov.br.

Dessa forma, o Governo do Tocantins desponta no cenário nacional pelo pioneirismo ao lançar uma plataforma online que irá reunir expositores com os principais produtos do mundo agro, além de palestras, seminários, workshops e leilões transmitidos na internet.

As novidades deste ano foram apresentadas nesta terça-feira, 12, em transmissão on-line via redes sociais, direto do Palácio Araguaia, em Palmas, com a participação do governador do Tocantins, Mauro Carlesse, e do secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura, César Halum.

Durante a live, o governador Mauro Carlesse destacou o caráter inédito do evento, afirmando que essa edição poderá servir de modelo para os demais estados que cancelaram ou suspenderam suas feiras agropecuárias em virtude da pandemia.

“Por causa do novo Coronavírus, entramos numa fase de grande dificuldade. Essa questão nos fez discutir de que forma poderíamos realizar a Agrotins deste ano, já que ela é muito importante para o agronegócio do Estado. Então, decidimos usar a tecnologia a nosso favor. É uma inovação, estamos realizando a primeira feira agro totalmente digital do país”, afirmou.

Neste ano, por conta das dificuldades com a pandemia, algumas feiras tradicionais do ramo não serão realizadas ou foram adiadas, entre elas: a Expoagro Afubra em Rio Pardo (RS); a ExpoPec de Porangatu (GO); a Femec de Uberlândia (MG); a Bahia Farm Show de Luís Eduardo Magalhães (BA); a Agrishow em Ribeirão Preto (SP), e a Tecnoshow Comigo em Rio Verde (GO), umas das maiores da região Centro-Oeste.

Conhecimento e Parceria

O secretário de Estado da Agricultura, César Halum, destacou que a plataforma on-line do evento é de fácil acesso e que boas oportunidades estarão disponíveis para os produtores que buscam tecnologia e oportunidades para o campo.

A programação garante 12 horas diárias de conteúdos transmitidos ao vivo, das 8 às 20 horas, além de mais materiais gravados que estarão disponíveis para a comunidade até 30 dias após o evento.

No setor Campo do Conhecimento, que reúne temas voltados para a agricultura familiar, as mulheres do campo, pecuária e demais tópicos do mundo agro também estarão disponíveis no site da Agrotins, além da participação de produtores de todo o estado.

“As caravanas [de produtores] que chegavam de todo o interior do Tocantins também virão de forma digital esse ano. O Governo vai trabalhar e conduzir de forma online para que cada município tenha uma participação em nossa programação, inclusive, dos agricultores familiares”.

Iniciado

Uma das marcas da Agrotins 2020 é a troca de conhecimentos essenciais para o campo. Por isso, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), que esteve presente em todas as 20 edições da Feira, fará uma apresentação especial para os participantes deste ano.

Conforme adiantou o secretário César Halum, o órgão vai divulgar em primeira mão 20 pesquisas inéditas para o Brasil, além da apresentação de uma nova variedade de arroz desenvolvida especificamente para as condições de clima e solo do Tocantins.

Negócios

Outra presença garantida na Agrotins são as instituições financeiras com linhas de crédito especiais para o agronegócio tocantinense.

“Na Agrotins 2020, o Banco do Brasil, Banco da Amazônia, Caixa Econômica Federal, além das instituições privadas e bancos cooperados estarão ofertando linhas de créditos especiais para os produtores. Quem quiser adquirir máquinas agrícolas, insumos e sementes vai encontrar taxas que irão variar a partir de 4,37% ao ano”, destacou o secretário.

Em 2019, a Agrotins gerou mais de R$ 2,5 bilhões em negócios, e a expectativa para e edição de 2020 é que esse valor seja superior.

Fonte: Secretaria da Comunicação Tocantins

Foi útil a notícia? Seja o primeiro a comentar.
Like
Like Love Haha Wow Sad Angry
O URL curto deste artigo é: https://wp.me/p49eYW-62e

Você pode gostar...